sexta-feira, 18 de abril de 2014

3477) Escrever no Brasil (19.4.2014)




Numa discussão sobre ficção científica brasileira, com dois ou três amigos, me queixei do pouco que o Brasil é retratado em histórias de FC nacionais. Todo mundo ambienta suas histórias em outro país ou outro planeta, e histórias ambientadas no Brasil são proporcionalmente poucas. Por que?  Alguém questionou: “Peraí, que dirigismo é esse? Então o escritor é um funcionário, tem que obedecer um Plano Quinquenal de Romances Futuristas?  O autor não é livre pra criar? Tem que produzir dentro de uma fórmula fornecida pelos críticos, ou pelo governo?” 

A crítica é procedente, e concordei. Cada sujeito, quando se senta para escrever, é livre para ambientar suas histórias onde bem quiser. Dei como exemplo eu mesmo: nos 19 contos de meus dois livros de FC, há dois que só poderiam ser ambientados (como são) no Rio de Janeiro. São dois contos sobre um Rio do futuro (“Príncipe das Sombras” e “Jogo Rápido”). O resto, ou é em outros planetas, ou numa cidade que poderia ser qualquer uma. (Há um conto, “Oh Lord, won’t you buy me”, ambientado em São Paulo, mas sua primeira versão, que escrevi nos EUA, era ambientada em Chicago, e o conto era exatamente o mesmo.)

O que acontece é que o questionamento sobre ambientação não deve ser feito aos indivíduos, e sim à uma geração inteira dos autores, depois dos livros escritos.  Cada um de nós, autores, é livre para ambientar suas histórias onde quiser, mas nós, críticos, temos o direito de estranhar se somente uma fatiazinha desses livros brasileiros diz respeito ao Brasil. Não se pode cobrar nada de cada escritor (cada um é livre, repito) mas se o país está conspicuamente ausente dessa produção literária isto é um sintoma cultural que não pode ser ignorado.  O crítico tem a obrigação moral e intelectual de perguntar por que é assim.

Um fato assim indica um viés, uma preferência. É mais fácil escrever sobre Marte do que sobre o Brasil?  Para mim, pelo menos é.  Se eu pudesse ambientar todas as minhas histórias em Londres na década de 1890, ô beleza, eu escreveria um conto por semana, porque não existe ambiente literário mais cômodo (pra mim) do que esse.  Doses cavalares de Conan Doyle, Stevenson, Chesterton, James, etc. me deixaram à vontade para passear literariamente por essa cidade (que nem conheço, aliás).  Ambientar no Brasil me leva a uma contaminação de realidade que, pra quem dá importância à verossimilhança externa do que escreve, chega a ser paralisante. É como pedir a um chargista para pintar a Capela Sistina.  O Brasil, como cenário minimamente verossímil, parece estar além da capacidade de muitos autores, inclusive eu mesmo.

(Por distração, este artigo, que é do "Jornal da Paraíba" do sábado 19 de abril, foi postado aqui neste blog no dia 18, sexta. A postagem correta referente à a sexta 18 é "3476) Roubado não é bom".)

5 comentários:

Flávio Medeiros Jr disse...

Vou mais longe, Mestre! Por que é que ninguém, exceto eu, ambienta suas histórias em BELO HORIZONTE?????????

Tibor Moricz disse...

"O Brasil, como cenário minimamente verossímil, parece estar além da capacidade de muitos autores, inclusive eu mesmo".
Eu disse isso mesmo (em outras palavras) numa entrevista que dei há alguns anos. Não conseguia ver o Brasil como cenário para qualquer história escrita por mim. Mas creio que venci essa paralisia com O homem fragmentado, história que se passa na São Paulo contemporânea e futura.

Cesar Bravo disse...

Olha, eu consigo ambientar histórias aqui no Brasil, mas não é fácil; principalmente no gênero que mais escrevo: horror. Mas é possível, embora tenha que ser criativo causando mudanças climáticas extremas e estranhices do tipo. Mas dá pra ser feito sim.

Flávio Medeiros Jr disse...

De fato, confesso não ter problema nenhum com isso, mas HOJE, depois de muito amadurecimento literário. Atualmente escrevo histórias de terror, FC e fantasia urbana em ambientação brasileira, como disse, muitas delas em BH e cercanias, que é o ambiente que domino melhor. Também escrevo histórias ambientadas em Dallas, Texas, ou em outro planeta, sem o menor problema. Tudo gira em torno da credibilidade da ambientação e sua adequação à trama, só isso.

Girotto Brito disse...

Isso acontece comigo também. Tenho certa dificuldade em ambientar estórias no Brasil, mas não deixo de fazê-lo. Algumas vezes utilizo ambientes reais brasileiros, outras vezes crio ambientes com paisagens e culturas brasileiras, mas que de fato não existem.

É um desafio, mas procuro fugir das tradicionais ambientações já utilizadas como formas por todo o mundo.

O POETA E A MADRUGADA
opoetaeamadrugada.blogspot.com