sábado, 21 de maio de 2011

2562) “Sete tipos de ambiguidade” (21.5.2011)




Certa tarde, um casal chega a uma livraria e desce ao porão, onde há estantes cheias de coleções encadernadas. Ali, só um velho funcionário à mesa, e um adolescente folheando um livro caro, que ele não tem dinheiro para comprar, e que o velho lhe cede para ler, algumas páginas por dia.

O velho atende o casal; o homem explica que veio comprar uma grande quantidade de livros. Que livros?, pergunta o velho. Ele hesita e acaba lembrando o nome de um autor: “Charles Dickens! Já li alguma coisa dele e gostei”.

Diz ao velho que gosta de livros, mas trabalha desde a infância, nunca teve tempo para ler. Agora está bem de vida, tem dinheiro, e acha que precisa botar a leitura em dia. Comprou uma estante e botou na sala. Quer as obras completas de Dickens e... não consegue lembrar nenhum outro autor.

O velho pede ao adolescente (que é freguês da livraria, conhece tudo ali) que ajude o cavalheiro. O garoto, feliz de poder ajudar, começa a dar palpites: “O sr. gosta de Dickens? Pois leve esse cara aqui: George Meredith! Muito bom!”. A esposa do cara lembra um livro que gostou: Jane Eyre. O rapaz mostra ao cliente as obras completas das irmãs Bronte.

O homem manuseia, elogia as encadernações. Diz que quer levar muitos livros, pois acabou comprando uma estante enorme e tem que enchê-la toda. Vai separando coleções: Mark Twain, Thackeray, Jane Austen...

No final pergunta ao adolescente que livro era aquele que ele lia. O rapaz: “Sete Tipos de Ambiguidade, de William Empson. Um livro de filosofia, muito bom! Mas custa muito caro, não posso comprar”.

O garoto se despede, vai embora. O homem manda o velho empilhar as coleções que escolheu, dezenas de livros. Na hora de pagar, pede para ver o livro que o rapaz lia. O velho mostra. Ele diz: “Será que o garoto vai ter dinheiro para comprar esse livro?” O velho: “Não, não vai poder, é uma edição cara”. O cara diz: “Nesse caso, levo esse também.” Paga, vai embora com a esposa e o conto acaba aí.

É um conto de Shirley Jackson (publicado em 1948) e eu acabei de lê-lo agora, com um calafrio final de terror. Vejam o que é a literatura. Se fosse um conto meu, o cara comprava o livro ao velho e deixava de presente para o rapaz, como incentivo. O conto teria uma mensagem humanista e todo mundo ficaria feliz, principalmente eu mesmo.

Mas Shirley Jackson me jogou num universo paralelo de terror, onde os monstros são criaturas que nunca leram, nunca puderam ler, tiveram que se matar de trabalhar desde cedo. Quando querem ler, não adianta: estão ricos e vazios. Gastam tudo quanto têm para tapar esse vazio, com livros que não lerão porque é tarde demais.

A história é norte-americana mas me jogou num Brasil de gente pobre que não consegue ler porque só trabalha, trabalha. E quando um desses, que enriqueceu trabalhando, é capaz de comprar livrarias inteiras, não é capaz de ler um livro. Não é capaz sequer de perceber a existência de uma pessoa que está ali, do seu lado.




7 comentários:

Anônimo disse...

Talvez o narrador deu esse fim ao conto na esperança de que alguém dissesse ou escrevesse alguma coisa parecida com o que você escreveu no ultimo parágrafo.

João Araújo Floresta

Prof. Rodrigo Fernandes disse...

Além de não enxergar quem está ao seu lado, talvez o homem também leve o livro que o garoto lia porque inconscientemente ele precise fazer com que outra pessoa venha a sentir sua mesma frustração de antes. Assim, ele estaria obrigando a se esvaziar num trabalho tão adiador de prazeres como o seu: é a perfeita fôrmula de um recalque cíclico.

heliojesuino disse...

Fico com o Conrad:
"Horror, horror..."

Braulio Tavares disse...

Rodrigo: nada como a psicanálise para enriquecer nosso vocabulário. "Recalque cíclico" é muito bom... Algo como um contágio: "se eu passei por isso, vou fazer você passar também."

Diego Guzzi Felix da Silva disse...

E essas pessoas existem, e pensam que trabalhar primeiro é a coisa mais importante para fazer, para ter uma vida boa para si e para a sua familia e se negam a ter esse prazer que é a leitura e não negam a tevê e a balada e depois se panturam de auto ajuda mais fajuta que a outra e seguem os livros da moda.

Ruy disse...

PHODA!

Ruy.

Gustavo disse...

Minha pergunta é: por que William Empson? O adolescente poderia estar lendo qualquer outro livro. É algo para a idade dele? Seven Types of Ambiguity foi publicado em 1930. Não li, mas acredito que possa haver algo nas entrelinhas, alguma razão para ser este livro. Será que estou procurando pelo em ovo?