segunda-feira, 22 de março de 2010

1813) Resoluções, e agora é pra valer! (31.12.2008)



Todo dezembro anuncio minhas “Resoluções para o Ano Novo”. Ao reler, um ano depois, me deprimo. Meus objetivos são simplórios, acessíveis, mas por alguma razão cósmica sou incapaz de cumpri-los. Agora, é o momento de mudar de tática. O presente texto é um repositório de missões impossíveis, coisas que estou “por fazer” há muitos anos. Se eu conseguir cumprir pelo menos uma delas, 2009 não será perdido.

1) Ler Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust, cuja leitura venho adiando há quarenta anos por achar que ainda sou jovem demais. 2) Juntar na poupança o dinheiro suficiente para comprar uma casa à vista. 3) Comprar um violão novo, com cordas de nylon. 4) Entrar para uma academia para fazer alongamento, correção de postura e um pouco de musculação. 5) Terminar de escrever um dos 14 romances que iniciei de dez anos para cá.

6) Conhecer a África, e de preferência ir às Pirâmides do Egito e penetrar numa de suas galerias. 7) Assistir as oito horas de Berlin Alexanderplatz de Fassbinder. 8) Gravar um CD, para ver se me deixam em paz. 9) Reduzir em pelo menos um terço a quantidade de pastas de papéis acumuladas no meu escritório nos últimos 25 anos. 10) Viajar pelo Cariri paraibano e pernambucano, o Epicentro da Cantoria, entrevistando poetas e gravando repentes. 11) Terminar de postar em meu blog (http://mundofantasmo.blogspot.com) os cerca de 1.800 artigos que já publiquei aqui no Jornal da Paraíba. 12) Conhecer a Ásia e de preferência andar alguns quilômetros pela Grande Muralha da China. 13) Escrever um livro sobre o Treze, o glorioso Galo da Borborema, rememorando as grandes jornadas, as vitórias sensacionais, os gols inesquecíveis, os episódios pitorescos.

14) Conhecer as estátuas da Ilha da Páscoa. 15) Visitar os Estados brasileiros onde nunca fui até hoje, de preferência Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 16) Comprar uma câmara e aprender a fotografar feito gente. 17) Escanear e tirar cópias de uma porção de fotos, papéis e documentos raros de família que por mais de uma vez escapei de perder para sempre. 18) Aprender a dar nó em gravata. 19) Escolher 12 óperas importantes, comprar os livros e CDs necessários, passar o ano escutando-as e lendo a respeito, para deixar de ser ignorante. 20) Fazer uma lista de alguns amigos e amigas que não vejo há mais de dez anos, e visitá-los.

21) Escrever um roteiro de um filme por minha própria cabeça, sem ninguém me dizendo o que pode e o que não pode fazer. 22) Reler o Dom Quixote. 23) Ler uma edição inteira das Mil e Uma Noites. 24) Conhecer Cordisburgo, o Morro da Garça e a Gruta de Maquiné. 25) Criar um moto perpétuo, equacionar a quadratura do círculo, forjar a pedra filosofal, produzir um software de tradução literária instantânea, moralizar a arrecadação de direitos autorais de música, dar um jeito em Campina Grande, na Paraíba e no Brasil. Por enquanto.

Nenhum comentário: