sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

1530) Will trabalha por comida (7.2.2008)



Vi num filme americano uma cena de um mendigo na rua tendo ao pescoço um letreiro escrito “Will work for food”. A legenda eletrônica traduziu: “Will trabalha por comida”. O erro é fácil de entender. Como o sujeito “I” (“eu”) foi omitido, o tradutor pensou que “will”, em vez de verbo auxiliar, era nome próprio, o apelido habitual de “William”. A tradução correta seria “Trabalharei por comida”, mas quem traduz legendas às vezes não recebe uma cópia do filme (ou não tem tempo de vê-lo), e sim uma transcrição dos diálogos e das frases escritas que surgem na tela. Sem saber o contexto, é difícil acertar.

Um amigo meu viu num filme francês um gangster tentando montar às pressas um mecanismo (uma bomba, algo assim), enquanto outro, ao seu lado, aconselhava: “Docemente... docemente...” Pode até ser que “doucement” se possa traduzir assim noutro contexto (“elle me parlait doucement”, “ela me falava com doçura”), mas dito em tom de advertência ou de orientação traduz-se melhor por “devagarinho – com cuidado—etc.” Essas pequenas expressões coloquiais são famosas pela sua falta de literalidade, ou seja, por usarem palavras que só têm uma relação distante com o que se quer exprimir. A mesma cena em inglês talvez tivesse o personagem aconselhando ao outro: “Easy... easy...”, e seria igualmente errado traduzir isto como “Fácil... fácil”. Mais uma vez o certo seria qualquer coisa como “Vai devagar... atenção... cuidado...” ou qualquer variante.

Outra cena que vi dias atrás, num filme falado em inglês, mostrava um personagem dando uma ordem a outro, e este retrucava, na legenda: “Sem saída!” Está claro que o diálogo original dizia: “No way!” O erro é compreensível, mas não tem desculpa. “No way” pode significar “sem saída” se estiver escrito numa placa ou coisa semelhante. Mas num diálogo, respondendo a um pedido ou a uma exigência, tem que ser traduzido por algo tipo “De jeito nenhum!”, “Nem pensar!”, etc.

Uma expressão que volta e meia desorienta os tradutores de legendas é numa cena em que há uma pessoa chorando (de dor, etc.) e outra tentando consolá-la e fazer com que durma – geralmente uma mãe consolando uma criança. E ela diz: “There... there...” Traduzir isto por “Ali... ali...” é uma grande mancada, mas pobre do tradutor que recebe apenas uma lista de falas por escrito e não tem noção do que está acontecendo na tela. A tradução correta nesse contexto pode ser um milhão de coisas: “Vamos, vamos... já vai passar (a dor)... está tudo bem...” Qualquer expressão reconfortante que se diz para amenizar a dor ou a tristeza de alguém. Por que motivo os que falam inglês usam o “there”, confesso que não sei.

O mercado profissional de legendagem de filmes, que antes tinha que lidar apenas com as cópias exibidas nos cinemas, teve que se ampliar para incluir milhares de títulos de DVDs por ano. O trabalho às vezes é feito às pressas, mal pago, mal revisado. Mas, fazer o quê? Will trabalha por comida.

7 comentários:

Paulo Fodra disse...

E seguimos nesse mundo com dezenas de frases e expressões "lost in translation"... Ótimo artigo, Bráulio, como sempre!

Victória Freitas disse...

Adorei o teu blog. O artigo é interessante... Volta e meia me deparo com traduções malucas e fico rindo sozinha.
Fruto de pressa mesmo, deve ser.
Até mais.

Sandra Schamas disse...

Gostei do artigo, adorei. sou tradutora, fui pioneira em legendagem de filmes para tv a cabo quando ainda morava o Estados Unidos e durante anos revisei legendas. Tive a oportunidade de aprender muito sobre as nuances do inglês ( 20 anos é pouco para vc conhecer a lingua, mesmo morando no país). Realmente hoje esse serviço é muito mal pago, quem "traduz" não é tradudor,fez apenas um intercâmbio de 3 meses e se acha no direito de traduzir. Uma coisa que me aborrece é que palavras como "lamento" passaram a traduzir "I'sorry", que dependendo do contexto pode ser sinto muito, desculpe, que pena e até mais. Eu só queria saber se as pessoas saem dizendo por aí "lamento, não temos mais sorvete..."e outras besteiras mais. è a globalização e a perda da identidade cultural, uma pena.

Braulio Tavares disse...

Origado a todos pelos comentários! Criticar tradução é sempre perigoso porque existe no Brasil o passatempo (entre os críticos) de escolher 1 ou 2 detalhes errados num livro inteiro e dizer que a tradução é ruim. Como sou as duas coisas (tradutor e crítico) procuro fugir aos extremos. Tradução literária só deveria ser feita por quem tem vocação literária, não por qualquer pessoa que saiba falar inglês.

Cris disse...

Sou "metida" a tradutora, e embora nunca tenha traduzido legendas oficialmente (por comida), gosto de fazê-lo em casa, como exercício. Os exemplos que vc cita são de fato muito comuns, mas não os reputo meros deslizes, ou desatenção. Para mim são imperdoáveis - quantos desses não terei cometido? Um abraço.

Helder da Rocha disse...

Hoje em dia as legendas dos filmes baixados nos torrents são traduzidos por voluntários que às vezes fazem uso até de tradutores automáticos. Aí é capaz de traduzirem 'Will' como 'Vontade'.

Rita disse...

Legal o artigo! Também já vi vários enganos em legendas. O mais bizarro de todos foi um cartaz onde estava escrito Free Mandela ser traduzido por Mandela grátis!