segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

0810) A capa da Rolling Stone (22.10.2005)



A “American Society of Magazine Editors” escolheu recentemente as 40 melhores capas de revistas norte-americanas dos últimos 40 anos. Uma tarefa de maluco, por certo, quando se pensa na gigantesca quantidade de material que esses caras tiveram de examinar para fazer um julgamento minimamente justo. Os resultados estão no respectivo saite, em: http://www.magazine.org/Press_Room/MPA_Press_Releases/13732.cfm.

A capa que ficou em primeiro lugar tem um gosto doce-amargo para os fãs dos Beatles. É a famosa capa da revista Rolling Stone de janeiro de 1981, logo após a morte de John Lennon, e mostra a comovente imagem de Yoko Ono toda vestida de preto, niponicamente impassível, deitada na cama, e Lennon totalmente nu (embora com o corpo numa posição discreta), deitado sobre ela, abraçando-a e beijando-a no rosto. A foto foi feita no apartamento dos dois no Edifício Dakota, para a matéria de capa da Rolling Stone, e está entre as últimas de John, porque poucos dias depois, em 8 de dezembro de 1980, ele foi assassinado.

É uma foto impressionante porque dá uma idéia muito clara de quem era John Lennon. Quantos indivíduos hoje, um quarto de século depois, e