quarta-feira, 4 de novembro de 2009

1349) O objetivo do terrorismo (11.7.2007)



O objetivo do terrorismo não é explodir aviões, desmoronar arranha-céus ou fuzilar chefes de Estado. Isto são meios para alcançar um fim. É claro que quem botou abaixo as torres do World Trade Center sabia que estava dando um baita dum prejuízo financeiro, mas também não era nada que levasse os EUA à falência. O objetivo a médio prazo dos terroristas é impor dentro do território americano uma tal insegurança que a vida de todos se transforme num inferno sem que haja necessidade de mais bombas.

Recentemente a polícia americana alegou ter descoberto uma trama para explodir tubulações que levam combustível para o aeroporto, o que resultaria em milhares de mortes. Se for verdade (uma das conseqüências do terrorismo é a multiplicação dos boatos, inclusive os criados pela polícia), acho que estão indo na direção errada. Depois do 11 de setembro, as grandes cidades ficaram com os nervos à flor da pele aguardando um novo ataque. Para mim, teria sido de um efeito psicológico devastador se a Al-Qaeda fizesse explodir uma bomba de grande porte numa cidadezinha americana insignificante, um Big Creek ou um Springfield qualquer, matando algumas centenas de pessoas. Enquanto os atentados se limitarem a metrópoles como Nova York, com sua imensa visibilidade, o resto do país dormirá mais ou menos sossegado, achando que não é com eles. Mas na hora em que um carro-bomba mandar para os ares a prefeitura de uma Johnsonville qualquer, todas as Johnsonvilles da América entrarão em pânico.

A coisa já está bem encaminhada. Vi depoimentos recentes de que os americanos estão deixando de viajar pelo simples fato de que não agüentam mais as demoradas, minuciosas e às vezes constrangedoras revistas toda vez que vão entrar num avião. Fico imaginando os milhões de bate-bocas que ocorrem diariamente de costa a costa desde 2001, o grau crescente de irritabilidade da população, a sensação de desgaste desnecessário, e por trás de tudo a desconfiança de que aquele moído todo não vai adiantar de nada, porque na hora que o terrorismo quiser atacar de novo vai ser por um caminho em que ninguém tinha pensado antes.

O seriado de TV Além da Imaginação (Twilight Zone) tinha um episódio escrito por Rod Serling, “Os Monstros vão chegar na Rua Maple”. Uma nave pousa a alguns quilômetros de uma cidadezinha americana. A população entra em pânico. Todo mundo começa a achar que há alienígenas infiltrados. E de fato coisas estranhas começam a acontecer. Pessoas somem. Cachorros se comportam de modo esquisito. Ocorrem falhas na eletricidade, apagando todas as luzes – menos as de uma residência, e o bairro inteiro se volta contra o “estranho”, que jura inocência. Começam os quebra-quebras, os linchamentos. Com pequenas sabotagens desse tipo, os ETs manipulam o terror da população. Em breve vizinhos estão se fuzilando uns aos outros. Falta muito para isto?

Nenhum comentário: