sexta-feira, 14 de agosto de 2009

1197) O ovo e a galinha (13.1.2007)



Dois cientistas estão discutindo (chamemo-los Dr. Trurl e Dr. Klapaucius) uma questão fundamental para a Ciência: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Não é uma questão tão ociosa quanto parece à primeira vista. Para além de seu teor biológico ela envolve uma profunda carga alegórica que o caro leitor, espero, irá descortinando aos poucos. Diz Trurl: "Tenho o palpite, caro colega, de que a galinha surge primeiro. Ovos são postos por elas. Como, então, conceber a possibilidade de um efeito sem sua causa necessária e suficiente?" Klapaucius discorda: "Meu bom amigo, estás à deriva do rumo de nossa discussão. A seguir teu argumento, teríamos que supor a existência de uma galinha surgida do nada, ou talvez, como a deusa Palas-Atena, nascida já adulta da coxa de seu pai, o todo-poderoso Zeus. Ora, as deusas gregas não costumam ceder à plebe galinácea as mesmas mordomias metafísicas com que são contempladas pelos roteiristas da mitologi popular. Segue-se, portanto, que para cada galinha há que haver um ovo que a preceda".

A discussão entre Turl e Klapaucius é a que vem se estendendo há milênios, mas ao que parece o nó górdio acaba de ser cortado por uma equipe formada por um geneticista, um filósofo e um granjeiro. (Não, não é piada, daqui em diante estou falando sério) O Prof. John Brookfield, da Universidade de Nottingham (Inglaterra) bateu o martelo afirmando que existiam ovos de galinha antes de galinhas existirem. A galinha, segundo ele, não passaria de uma mutação de um animal pré-existente; como o material genético de um animal não muda durante sua vida, quem pôs o ovo não foi uma galinha (e sim algum tipo de ave pré-existente), mas o embrião no interior do ovo já cresceu vítima (ou beneficiário) da mutação que o tornaria, ao romper a casca, a Primeira Galinha.

Isto corresponde à modesta resposta que eu, cá por mim, sempre dei à questão em pauta. Parece-me que antes das aves havia no mundo répteis, os quais punham ovos, os quais por conseguinte seriam mais antigos que qualquer ave. Os espertinhos deveriam formular melhor a pergunta clássica, dizendo: "O que surgiu primeiro, a galinha ou o ovo de galinha?". Porque ovos de répteis, meu camarada, já existiam há milhões de anos.

Concordam comigo o filósofo David Papineau (do King's College de Londres) e o criador de aves Charles Bourns. Os ovos são muito mais antigos. Papineau afirma: "Pouco importa se quem pôs o primeiro ovo de galinha, ovo mutante, não foi uma galinha. Se o que emergiu dele foi uma galinha, era um ovo de galinha. Se um canguru pusesse um ovo e de dentro dele saísse um avestruz, eu diria tratar-se de um ovo de avestruz, e não de um ovo de canguru". O fato do Prof. Papineau meter um extemporâneo canguru no exemplo confunde em parte a credibilidade da sua argumentação, embora a lógica permaneça intacta.

Nenhum comentário: