sábado, 7 de março de 2009

0872) Resoluções de Ano Novo (1.1.2006)


(Geoff Thompson)

Escrever aquele conto cuja idéia estou amadurecendo há dez anos. Comprar menos besteiras só porque custam pouco. Reler pelo menos o primeiro volume do Rocambole ou de Os Pardaillans. Aprender a cozinhar um prato. Fazer exame de vista, encomendar óculos. Começar a fazer check-up de seis em seis meses. Assistir menos futebol ao vivo. Reler Kafka, agora nas traduções de Modesto Carone. Prestar mais atenção em quem estou votando. Me desfazer de um terço dos meus livros e CDs. Não deixar passar nada duvidoso sem uma boa conversa. Terminar de escrever aqueles quatro livros incompletos. Gravar um CD.

Inventar uma palavra nova e colocá-la na boca do povo. Antes de dormir, escolher o que vou sonhar. Encadernar aqueles livros raros que estão se esbagaçando. Ligar para um amigo e pedir dinheiro emprestado só pra ver a reação. Tentar decorar qual o garçon que está me servindo. Ouvir aquele monte de CDs que ainda estão no celofane. Esvaziar gavetas, pastas, apagar programas desnecessários do HD. Aprender novos acordes no violão. Estudar um tutorial do Photoshop. Assistir menos VTs de jogos tipo “Coritiba x Fortaleza”. Passar todas as minhas fitas de Cantoria para CD. Comprar um terno (posso precisar um dia, quem sabe). Beber menos cerveja e mais mineral com gás. Trocar as obturações mais antigas. Ler pelo menos um livro da Divina Comédia.

Escrever uma peça sem que ninguém me peça. Desenhar mais (com finalidades terapêuticas, não artísticas). Prestar mais atenção nas outras pessoas. Responder emails na hora em que leio. Fazer todo dia uma coisa que nunca fiz antes. Enviar textos prontos para ver se alguma revista publica. Aprender a servir e a ser servido. Organizar meus papéis como se estivesse com uma doença terminal. Inventar uma nova explicação para o Universo. Visitar um amigo de vez em quando, sem ser assunto de trabalho. Assistir menos mesas-redondas de futebol na TV. Ensinar a outra pessoa uma coisa que só eu sei. Elogiar sem envaidecer, criticar sem abater. Instalar um programa de som e criar meu próprio arquivo de loops e samples. Fazer meu websaite. Escrever um cordel novo. Dar presentes sem pretexto. Comprar um scanner, uma impressora colorida, e fazer uma capa de livro. Ir a uma cidade pela primeira vez e passar um pente fino até conhecê-la.

Fazer uma longa entrevista com alguém com mais de 80 anos. Ir atrás daquela grana que ficaram de me pagar e ficou por isso mesmo. Conhecer lugares do Rio onde sempre passo na frente e nunca entrei. Tirar meia hora por dia para improvisar sextilhas mentalmente. Estudar um pouco de biologia. Estudar um pouco de italiano. Fazer uma lista de idéias erradas e arrasá-las uma a uma. Andar à toa pelos bairros de Campina. Conhecer o Amazonas e o Centro-Oeste, não importa o pretexto. Traduzir um livro só por amor à arte. Fazer exercício. Tomar juízo. Continuar sendo o que sou.

Nenhum comentário: