quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

0784) Um software para o cordel (22.9.2005)


(Guerra sem testemunhas, de Osman Lins: um esquema para livreto de 16 páginas)

O pessoal de Campina é muito contador-de-vantagem. Eu que o diga, especialista que sou em “versos de goga e jactância”. Aproveitando a realização do Congresso Internacional de Literatura de Cordel, aqui na Paraíba, tenho uma idéia para sugerir aos coleguinhas criadores de software. Por que não criar um programa que auto-formate um folheto, para que à medida que as estrofes sejam digitadas elas já sejam inseridas automaticamente num lay-out adequado à impressão?

Suponhamos um cordel de 8 páginas. Este tipo de cordel é impresso numa única folha tamanho ofício, dobrada duas vezes sobre si mesma (a capa é outra coisa). Numa face fica o conteúdo de quatro páginas; na outra, as quatro restantes. Este texto é disposto em posições diferentes, com umas páginas aparecendo (na folha aberta) de cabeça para baixo em relação às outras, mas de tal modo que, depois da folha dobrada, elas vêm todas na ordem certa e na posição certa.

Se desdobrarmos essa folha onde está impresso o cordel, veremos que o texto está numa face da página (dividida em 4 partes) assim: na parte de cima, a página 5 e a 4, ambas de cabeça para baixo; na parte de baixo, a página 8 e a 1, posição normal. Virando a folha, como quem folheia um livro, temos na parte de cima as páginas 3 e 6 respectivamente (ambas invertidas), e na de baixo as páginas 2 e 7, em posição normal. Dobramos esta face no sentido horizontal, trazendo a 3 para perto da 2, e a 6 para perto da 7. Temos diante de nós então as páginas 4 e 5; dobramos o papel no sentido vertical, fechando-o, e aí está o folheto pronto.

Minha sugestão é que sejam criados softwares bem simples de formatação e lay-out, em três formatos básicos: para folhetos de 8, 16 e 32 páginas. O software deve ser compatível com os processadores de texto comuns (Word, etc.). O trabalho do programa será apenas o de determinar em que posição deverão ficar as páginas, seguindo a numeração. É difícil? Não creio. Dêem um pulo neste saite: http://www.pocketmod.com/. Os caras oferecem pequenos programas de lay-out para fazer calendários, bloquinhos de notas, etc. O saite mostra como é feito o posicionamento das páginas, e fornece até um filmezinho bem didático mostrando como se dobrar e cortar com a tesoura a página resultante, até o bloquinho ficar pronto.

Quando a gente faz um cordel no computador precisa digitar o texto normalmente, depois imprimir, e depois cortar de tesoura o número de sextilhas necessárias para preencher cada uma das páginas. Fico imaginando como seria bom poder digitar o texto inteiro de um folheto, clicar “Imprimir”, e depois pegar as páginas resultantes (aparentemente caóticas), dobrá-las, cortá-las e pregá-las (com grampeador ou cola) na ordem certa. Se em Campina o pessoal transforma revólver Taurus em Smith & Wesson, será que não tem um “caba” com competência pra criar um programa tão besta, ainda mais com um “caba” mais besta ainda dando a idéia de graça?

Nenhum comentário: