terça-feira, 9 de setembro de 2008

0537) Os 14 sintomas do fascismo (8.12.2004)




(desenho de Raoul Vaneigem)

Encontrei meio por acaso uma página com o resumo da pesquisa feita pelo Dr. Lawrence Britt (que não faço idéia de quem seja) sobre vários regimes fascistas: Hitler, Mussolini, Franco, Suharto (da Indonésia) e algumas ditaduras latino-americanas. Britt fez um balanço e descobriu que todos estes regimes tinham catorze traços em comum. Acho que vale a pena ficar de olho neles, porque é de um em um que costumam vir se instalando no país da gente.

1) Nacionalismo constante e intenso, com profusa utilização de bandeiras, símbolos, hinos, etc. 

2) Desprezo pelo reconhecimento dos direitos humanos, e uma aceitação da tortura, prisão arbitrária, etc., como um “mal necessário” para perseguir os inimigos da democracia. 

3) Denúncia de inimigos e de bodes expiatórios para promover a uniformidade ideológica da população, geralmente mobilizando-a contra um país vizinho ou contra uma minoria étnica, religiosa, etc. 

4) Supremacia militar: mesmo quando o país tem problemas sociais da maior urgência, grande parte da verba é destinada para os salários e investimentos da área militar. 

5) Preconceito sexual, geralmente na direção de um profundo conservadorismo; o machismo predomina, e há fortes restrições contra o divórcio, o aborto e o homossexualismo.

6) Controle dos meios de comunicação, seja através da censura propriamente dita, seja através de políticas de concessões e financiamento, ou da utilização de personalidades populares da mídia como propagandistas do regime. 

7) Obsessão com a segurança nacional, usando o medo como justificativa para políticas internas e externas. 

8) Mistura entre Governo e Religião: a religião mais popular do país é usada como fator de mobilização do povo, e os líderes usam retórica e valores pretensamente religiosos para justificar suas atitudes. 

9) As grandes corporações são protegidas, até porque o governo é elevado ao poder através da aristocracia empresarial e industrial, para defender-lhe os interesses. 

10) A organização dos trabalhadores é sabotada, por ser a única força capaz de se opor a um governo fascista.

11) Desprezo pelos intelectuais e artistas; regimes fascistas tendem a promover ou tolerar a hostilidade aberta à cultura universitária e acadêmica, e a impedir a livre expressão através das artes e das letras. 

12) Obsessão com crime e castigo. Nas nações fascistas, prender e punir tornam-se atividades constantes, e a população é levada a tolerar abusos nesta área em nome do patriotismo. 

13) Política de apadrinhamento e corrupção explícitas: os países fascistas favorecem a proliferação de grupos de amigos que se nomeiam uns aos outros para cargos importantes, e se protegem mutuamente enquanto saqueiam as riquezas da nação. 

14) Eleições fraudulentas, perseguição e mesmo assassinato de candidatos de oposição; legislação que favorece a perpetuação de grupos no poder; uso do poder judiciário para manipular e controlar as eleições.

Depois não digam que eu não avisei.


Um comentário:

Anônimo disse...

Contraponto (eu sei, eu sei...)

http://therightstuff.biz/2014/01/22/fascism-no-one-a-response-to-dr-laurence-britt/