domingo, 27 de abril de 2008

0380) Devido a problemas técnicos (8.6.2004)




Dias atrás eu estava num grupo de pessoas e alguém pôs um CD com gravações antigas de Luiz Gonzaga. Era uma coletânea da gravadora “Revivendo” de Leon Barg, em Curitiba, que pesquisa o acervo dos velhos discos em 78 rotações e os transpõe para CD. São gravações dos anos 1940, ou seja, com tecnologia de mais de 60 anos atrás. Alguém lamentou a má qualidade do som. Outro concordou dizendo que faltava “amplitude nos graves”. Outro lamentou que não fosse possível uma “distribuição melhor de canais”. Ficaram o tempo todo sentindo falta dos recursos técnicos de hoje, enquanto eu ficava me deliciando com a música de ontem. Onde é que esse pessoal anda com a cabeça?!

Eu dizia: “Rapaz, esquece o estéreo, escuta o baião”, mas não adiantava. Eles tentaram me explicar que para poder fruir adequadamente uma música é preciso ter uma riqueza de espectro sonoro que só é possível conseguir hoje, em gravações feitas com a tecnologia de hoje. O que foi gravado no passado, infelizmente, por melhor que tenha sido a intenção, será sempre uma coisa pálida, acanhada, atrofiadazinha. Ouvir um quarteto de Mozart num disco 78 rpm nunca poderá se comparar à riqueza sonora de ouvir Celine Dion numa gravação de verdade.

Ok, reconheço, estou fazendo uma caricatura da situação, mas isto não invalida meu raciocínio. Não quero dizer que estou mais certo do que os outros, mas que cada época forma diferentes tipos de sensibilidade. E hoje em dia o que está se formando, pelo que vejo, é uma geração inteira de ouvidos mimados. Mimados pela limpidez, potência, profundidade, amplitude, nitidez e volume das novas tecnologias de gravação; mimados a tal ponto que o fenômeno musical em si deixa de estar em primeiro lugar, recua para um plano secundário. O que importa é a qualidade do estímulo sensorial: a qualidade do produto estético é irrelevante.

Serei contra a tecnologia? Jamais. Muitos amigos meus, de perfil tradicional-nacionalista, vêem com horror minha paixão pela guitarra elétrica, pelo sintetizador, pelos loops & samples da música eletrônica. Passo a vida aqui nesta coluna elogiando a tecnologia digital, a Internet, todas as bijuterias da pós-modernidade. Mas me desculpem: todo esse conforto está deixando o ouvido de vocês parecido com aquela princesa do conto de fadas, que dormia em cima de oito colchões superpostos, e se botassem uma ervilha embaixo deles ela não pegava no sono de tanto desconforto. Os ouvidos da geração digital tornaram-se incapazes de abstrair um zumbido, de ignorar um chiado, de relevar um arranhão. Ouvem com os tímpanos, não com o cérebro. Ao escutar um concerto de piano, sua atenção não está voltada para o piano, e sim para a caixa de som. Saudade mesmo eu tenho é do grupo Premeditando o Breque, que tocava velhos chorinhos no palco enquanto um deles amassava uma bola de papel junto do microfone, para reproduzir o chiado dos velhos discos 78.

8 comentários:

Félix Maranganha disse...

Marx disse certa vez que nosso corpo muda com o tempo, não em forma, mas em uso. Assim, o ouvido de um homem das cavernas ouve os mesmos sons, mas não tem o mesmo uso de um músico do século XVIII.
Mas as pessoas de hoje perdem o foco quando pensam nisso, pois associam qualidade a tecnologia, quando a qualidade está em fazer bem algo em seu próprio tempo.

Alguém à bordo. disse...

As pessoas de hoje se alimentam exclusivamente da estética da perfeição e acabaram perdendo o paladar. Não sabem com é bom o sabor do imperfeito, do tosco, do arranhado...
("Ouvir com o cerébro"... Tudo bem, mas ouvir com a alma...)

Alguém à bordo. disse...

ouvir com a alma é bom todo!

Flávs disse...

Cara, não tem muito tempo que uma amiga me perguntou como eu consigo escutar Beatles com aquelas gravações tão ruins (e isso porque as gravações deles não eram tão ruins assim). Eu me pergunto como alguém consegue não escutar Beatles por causa das gravações "ruins".

Braulio Tavares disse...

Antigamente aparelho de som era um meio da gente ouvir música. Hoje a música virou um pretexto para a gente exibir o aparelho de som.

BrnLng disse...

engraçado, mas assim como disse alguém à bordo, as pessoas, principalmente se brasileiras (acho q mais ainda cariocas) são totalmente voltadas para uma busca estética, mesmo q mtas vezes rasa/superficial.

"a qualidade do produto estético é irrelevante."

Para a torcida do flamengo (e do vasco, fluminense, etc.) isso é inconcebível! Afinal, ganhar um jogão na final é melhor q ganhar d qq forma---estou me referindo à qualidade do jogo mesmo. Ganhar roubando e ganhar com gol d mão são tão diferentes pq partem d sentidos estéticos diferentes... subjetivos, c certeza, mas ainda assim d certa forma massificados o suficiente para gerar Torcidas ou Agremiações de Carnaval.

Raimunda disse...

Bráulio que show lembro da crítica que se fazia aos críticos literários: ah eles não sabem escrever romances então crítica. Tô quase concordando e sabe: ainda vejo minhas antigas fitas de VHS. BELO ENSAIO.

Raimunda disse...

Críticam. Meu corretor é foda