terça-feira, 11 de março de 2008

0224) O centro do mundo (9.12.2003)




Críticos literários e cinematográficos usam volta e meia a mesma expressão para se queixar de um livro ou filme: “Não consegui me identificar com o protagonista.” Isto parece ser um critério importantíssimo para eles, e até compreendo, porque é uma experiência muito interessante quando durante uma narrativa conseguimos nos identificar com o protagonista. É como se tudo aquilo estivesse acontecendo com a gente, como se fôssemos nós o centro vivenciador daquela história.

Essa identificação pode ser porque achamos o personagem parecido conosco; razão pela qual os manuais de literatura infanto-juvenil nos aconselham a usar protagonistas nesta faixa de idade, porque criança não tem facilidade para se identificar com personagens adultos (será mesmo?). Pode ser também porque o protagonista, mesmo não se parecendo nem um pouco conosco, reúne algumas qualidades que gostaríamos de ter, ou pelo menos de vivenciar através de uma obra de ficção: daí que garotos gostam de se identificar com o Homem Aranha e adultos gostam de se identificar com James Bond.

Gosto muito de filmes ou livros onde me identifico com o protagonista, mas gosto igualmente de filmes ou livros onde não me identifico com nada ou com ninguém. Pode ser o enredo que me atrai. Ou a ambientação social construída pelo autor. Ou a mensagem filosófica, ou o humor, ou o estilo narrativo... Existem mil outras coisas que me atraem numa história, e essa tão badalada “identificação com o personagem” é apenas uma delas, e nem de longe a mais importante.

O que me parece é que existe um certo tipo de leitor para quem o mundo tem apenas um centro: ele próprio. Não digo que estes indivíduos sejam egoístas, mas são pessoas acostumadas a pensar apenas em seu próprio nome. Não têm o hábito de se colocar no lugar de Fulano ou Sicrano, e tentar imaginar como é que Fulano ou Sicrano pensam, e por que cargas dágua Fulano e Sicrano reagem assim ou assado. Essas pessoas fazem de si próprias o centro do mundo, e não arredam pé. São protagonistas. A vida é uma história narrada na primeira pessoa: Eu.

Outros são o contrário disso. Despregam-se com facilidade de si mesmos para imaginar-se no lugar de outros. Não precisam, vendo um filme, identificar-se com ninguém em especial, porque ao observarem tudo identificam-se com tudo que lhes surge diante dos olhos. Identificam-se com o Mundo do Filme. Para as pessoas como eu, o mundo não é um círculo, que só tem um centro: é uma parábola, que tem dois centros, ou dois focos: o olho que vê e o objeto que é visto, ou a mente que pensa e o objeto que é pensado. Para estas pessoas, é natural que seja assim. O perigo com elas é que podem resvalar para a dissociação mental, a esquizofrenia. Uma célula viva, quando desenvolve dois núcleos, tende a virar duas células. Nossa mente corre um risco parecido, mas algo em nós precisa desta bendita capacidade de sair do Centro do Mundo, de se despregar de nós mesmos.

Nenhum comentário: